Na hora de escolher os produtos que serão usados no salão de beleza/barbearia, uma questão fundamental deve ser respondida: Quais serviços serão oferecidos e que preços serão praticados?
Somente depois de respondida esta pergunta, deve-se selecionar os fornecedores.
O que os FORNECEDORES podem e devem oferecer?
- Continuidade de fornecimento;
- Entrega local;
- Contrapartida em marketing;
- Suporte técnico;
- Preço e prazo compatíveis.
Ponderando os fatores anteriores entre as alternativas de produtos oferecidas pelo mercado, pode-se escolher os fornecedores que trarão mais vantagens para o negócio, lembrando sempre que quanto maior a variedade de marcas, maior é o valor do capital empregado no estoque, e a concentração num fornecedor, principalmente os técnicos, dá a você um maior poder de negociação. Não diversifique demais.
Tendo o estoque formado, faz-se necessário criar os controles. Pode–se então recorrer às antigas fichas de estoque ou a um programa de gestão de informações específico para salões de beleza, bem mais prático.
Mas quais controles são necessários?
Partindo do princípio que o Produto é um ativo de valor que circula no salão de beleza/barbearia e que, portanto, necessita ser contabilizado, deve-se manter sob contínuo, atualizado e controle, o que segue:
A) Consumo de produto;
B) Quem consumiu e para qual finalidade;
C) Venda de produto;
D) Quem Vendeu e para quem
Estes itens são os balizadores para uma administração efetiva do estoque e também de marketing, pois podemos fazer promoções direcionadas aos consumidores certos. Por exemplo, podemos lembrar a cliente que fez a coloração há 28 dias, que se ela fizer seu retoque nos próximos 5 dias, ganhará uma hidratação por exemplo, ou, ainda, essa mesma cliente de coloração receber um tutorial de como manter a coloração por mais tempo, com cuidados na lavagem do cabelo em casa e o uso de produtos específicos que você indica e vende.
Com sistemas mais sofisticados e controle de estoque por dose, pode-se chegar no detalhe de vincular a saída do produto a uma comanda (cliente), assim a próxima vez que ela voltar o mix de coloração estará registrado no sistema.
Reposição do estoque, uma coisa que 2015 e 2016 nos ensinaram é que não podemos errar nas compras, estoque inchado é dinheiro imobilizado com prazo de validade. Pode-se repor o estoque exatamente na proporção do que foi vendido ou consumido, ou mantê-lo constantemente sob ajuste, o que é totalmente recomendável.
Por exemplo:
No estoque se mantêm seis tubos de coloração de uma determinada cor nos últimos trinta dias, destes, foram utilizados dois, logo, estima-se que os quatro tubos restantes durarão por dois meses.
Se o objetivo é a manutenção de estoque para trinta dias, não será necessário repor os dois tubos de coloração consumidos. No entanto, se a meta é manter um estoque para quatro meses, será necessário repô-los no estoque, isso pode acontecer quando a empresa tem um prazo grande para a entrega, ou você mesmo viaja de tanto em tanto tempo para fazer as compras em um grande centro.
Atualmente, os salões que se amparam em sistemas de gestão de informação, chegam a obtenção de detalhes, como o de fracionar a saída de produtos de uso interno, gerando controles mais rigorosos de custos além da informação da coloração correta da cliente, nesse caso você deve usar o controle de estoque fracionado e vincular a saída(de produto) a comanda da cliente, para futura consulta quando necessário.
O estoque é uma das variáveis que o empresário deve manter continuamente sob controle, caso deseje ter um salão de beleza rentável. Em tempos de inflação baixa, é absurdo manter grandes estoques, pois os mesmos imobilizam o capital na prateleira, impedindo a geração de um bom fluxo de caixa e, conseqüentemente, de poder realizar bons negócios de forma rápida, valendo-se das oportunidades e vantagens oferecidas pelo mercado fornecedor.
O controle pode e deve ser feito sempre. Muitas vezes podemos usar a amostragem, como escrever a data de abertura de um shampoo e acompanhar o uso dele, com o tempo você carrega a percepção do uso.
No canal da Negócios e Beleza tem mais vídeos e dicas que podem te ajudar a ter um SSR-Salão Super Rentável.
Faça comentários, assine o canal, sugira pautas para discutirmos aqui, até a próxima.
Conheça nossos cursos e consultorias em nosso site!