Este é um texto rápido com algumas dicas de como você pode recomeçar, voltando aos negócios depois da quarentena.
Afinal um recolhimento compulsório de 3 meses leva você a pensar o que me espera do lado de fora.
O futuro será um eterno aprendizado, nada será como antes, pode ser melhor ou pior depende como nos prepararmos, voltando aos negócios depois da quarentena .
1º Há regras impostas pelo poder público e você deverá ter conhecimento delas é fazer o melhor uso dessa informação, abaixo já deixo alguns links.

Protocolo oficial do setor de beleza – SP
Orientações para reabertura de salões de beleza SEBRAE
Esteja atento ao decreto municipal de sua cidade, este é o que você será responsável legalmente, verá que muitas das recomendações de várias entidades não são obrigatórias e sim recomendáveis.
Cabe ao gestor a decisão de o quanto irá além das obrigações legais e quais os custos envolvidos.
Lembrando que os clientes podem “penalizar” mais que o fiscal da prefeitura, por isso as ações devem ser ostensivas e bem divulgadas para o cliente se sentir seguro e também estar ciente da necessidade de sua colaboração
2º Igualmente importante, que as regras legais, são as expectativas de seus clientes e fornecedores.
Houve um stress coletivo nos últimos três meses e agora saímos de uma “toca” e damos de cara com o tal “Novo Normal”
Transparência e acolhimento.
O que você gostaria que tivessem com você, deverá ser o mesmo tratamento que você dará a seus clientes.
Sem abrir mão da segurança e de seu planejamento financeiro.
Na apresentação abaixo tem um modelo de como você pode informar a seus clientes as novas regras (veja o decreto da sua cidade) de conduta e funcionamento do Salão.
Na minha opinião os 2 primeiros slides são os mais importantes, pois são os de acolhimento e solidariedade.
Obs. Nem todas são obrigatórias, adapte a apresentação a sua realidade.
Muitos estão fazendo videoclips, posts elaborados, não interessa o meio e sim o conteúdo.
Não precisa ser uma super produção mas deverá ser sincera acolhedora e técnica.
Aproveite a apresentação acima, você pode copiar, adaptar, se inspirar, fique a vontade não tem custo nenhum.
3º Os custos aumentaram e agora?
Tudo aumentou e seus gastos também irão aumentar.
Um totem de dispensar de álcool gel, se lhe for possível, recomendo, ele irá custar, mas pode pedir patrocínio a algum fornecedor.
O álcool gel, obrigatoriamente você deverá dispensar a seus colaboradores e clientes.
Além das máscaras, descartáveis e os produtos de limpeza que serão em maior número e gastos, pois terá que higienizar cadeiras e lavatórios com frequência.
Os custos fixos se você seguiu nossas recomendações iniciais os cortou, enxugou e conteve.
Horário menor, menos cadeiras, menos atendimentos simultâneos
Porém eles terão uma relação com um horário de funcionamento e de ocupação menores, por consequência uma restrição de número de pessoas no estabelecimento.

Somente pelo impacto de custos fixos X atendimentos (tabela acima) na melhor das hipóteses você manteria o mesmo custo por atendimento.
Isso se não houvesse mais gastos em produtos e serviços de higienização, descartáveis e os eventuais aumentos, que como você, vários fornecedores também irão faze-lo.
Um aumento de preços se fará necessário. Mas como?
Como fazer isso num mercado livre e em recessão?
Depende de seu posicionamento, salōes mais sofisticados têm mais margem e ironicamente mais espaço para aumento de preços.
Já salōes pequenos e médios, a pressão de mercado é bem maior e têm mais dificuldade em repassar custos extras a seus consumidores.
Uma ideia razoável vem das grandes redes europeias.
Além da apresentação e campanha acolhendo e explicando as novas regras no salão, foi introduzido mais um elemento.
Apresentaram ás clientes um custo adicional a título de despesas de sanitização que dependendo do salão é de 1 a 2 euros.
O uso de um custo operacional já era uma prática que indico a meus clientes no cálculo de comissões, como o desconto ou divisão de produtos.
A forma de cobrança agora é que será diferente e adaptada a realidade brasileira.
Exemplo:
Se você precisa aumentar em razão dos custos de sanitização R$ 10,00 num serviço.
E você paga 30% de comissão nesse serviço de R$ 100, por exemplo,
o aumento terá que ser de R$ 14,28 e não R$10, pois você terá o custo da comissão.
No entanto se você transferir o custo extra diretamente para o cliente, na forma de taxa de de sanitização, o impacto será menor e cobrirá os custos, como na tabela .
Aumentando os preços ou acrescentando a nova taxa é uma decisão estratégica sua, mas será uma questão que você terá que avaliar, mais cedo ou mais tarde.
Estas ações devem ser aplicadas desde já.
E daqui para a frente você deverá acompanhar o comportamento de seus clientes e do salão através do ticket médio,
que inicialmente deverá ter um aumento, fruto da brutal contenção do consumo, mas depois deve cair também.
A frequência do salão também deve sofrer ajustes e deve ser observada, não só os dias, mas os horários de maior e menor procura.
Um semestre tenso é complicado, mas com OPORTUNIDADES
Teremos um semestre bem complicado pela frente mas também haverão boas oportunidades as quais você deverá estar bem atento.
Não sabemos ao certo quanto tempo levará a recuperação, pois isso é caso a caso e até mesmo país a país.
Mas é certo que haverá oportunidades de novas parcerias com profissionais, outros salões e barbearias e até mesmo uma mudança de ponto.
Alguns salões invariavelmente fecharão e você pode ter a oportunidade para se mudar para um ponto melhor e possivelmente mais barato.
Mantenha suas contas sobre controle, contenha seus gastos, cada centavo poupado é centavo ganho.
Passando esta fase você se deparará com um mercado mais eficiente e seguro.
Nunca mais perca de vista seu orçamento e assim que possível recomponha ou faça a sua 1ª reserva de emergência e diversifique seus ganhos, mas isso é para outro artigo.
Estou a disposição, use o espaço de comentários para tirar alguma dúvida ou acrescentar algum assunto que deseje ser abordado no blog ou que queira mais aprofundado.
Força e Coragem tudo vai melhorar, fique bem.