Saiba como melhorar a fachada e o visual do seu salão de beleza!

Como melhorar a fachada e o visual do seu Salão de Beleza

A fachada é o primeiro atrativo do cliente para o salão. É como a embalagem de um produto na prateleira de um supermercado: ela tem que comunicar o que é, para que serve e ser convidativa ao ponto do cliente ter o interesse de pegá-la na mão.

A fachada de um salão tem que comunicar o que é aquele imóvel, que tipo de trabalho se faz, como se faz e, o mais importante, ser um convite para o cliente querer conhecer.

Um bom exercício é percorrer a rua onde está o seu negócio (ou que você possui interesse), tanto a pé como de carro e ver o que a fachada lhe comunica.

  • Ela chama a atenção?
  • Ela tem pontos cegos? Se sim, qual o melhor local para se colocar a marca e deixar o salão bem visível ao público?
  • Ela é convidativa?
  • Você identifica facilmente os serviços de salão de cabeleireiro/barbearia/esmalteria/etc.
  • Ela é compatível com o tipo de público que você quer atingir?

Continue a leitura para saber mais sobre como melhorar a aparência do seu negócio!

Erros comuns e soluções:

Ao fazer o exercício sugerido acima, você pode ter se deparado com alguma das situações listadas. Veja nossas sugestões de como resolver e conseguir resultados ainda melhores:

A fachada é escondida e apagada? Abra e Ilumine!

Muito cuidado ao escolher as cores do seu negócio. Cores muito escuras pesam na fachada (e no interior) e cores muito vibrantes cansam e nem todos gostam.  Prefira os tons claros e pastéis, pois você consegue uma “luminosidade” natural em sua fachada. Para acrescentar cor, coloque-a nos detalhes como janelas ou colunas.

Muita informação e desorganização? Limpe e Organize.

Se a sua fachada tem um monte de faixas e banners escondendo-a ou está suja e desorganizada, é necessário colocar ordem na sua informação visual. Lembre- se, a fachada espelha o que é o salão por dentro!

Não adianta querer comunicar tudo de uma vez, seja num folder ou na fachada. “Quem comunica tudo, não comunica nada” –  às vezes querendo divulgar um monte serviços vamos colocando banners e faixas e de repente a fachada fica parecendo um açougue, que tem formas próprias de divulgar os seus produtos e que não serve para o nosso mercado.

E a Vitrine? A vitrine é parte da fachada!

Se possível tenha uma vitrine com os produtos que você vende e um local para colocar seus preços e promoções, sempre com uma boa iluminação, que seja fácil de ler e que possa ser trocado com facilidade, conforme suas necessidades e ciclos de varejo (primavera, verão, dia das mães etc.).

Paisagismo é necessário? Plantas são vida à fachada.

Um paisagismo, uma planta ou um detalhe de jardim dá vida e um toque humano a fachada. Como nem sempre é possível, podemos compensar com detalhes, como uma flor na recepção.

Meu salão parece caro. E agora? Comunique o preço!

“Minha fachada é linda e maravilhosa, parece salão de luxo, mas meu corte é barato e as pessoas não entram, pois pensam que é caro. O que faço?”

Comunique o preço: uma placa sóbria e simples é suficiente!

Havemos de ter coerência desde a fachada, pois é a partir da identificação que nascerá o desejo do público de conhecer o seu negócio. Não é um problema comunicar um combo de serviços ou colocar uma placa simples e sóbria. Ex: Lavar + Hidratação + Escova = Valor X.

Não se preocupe em se posicionar em relação ao preço, para muitos clientes a segurança de saber o quanto vai pagar no final é o mais importante.

A fachada é seu cartão de visita permanentemente exposto ao público e não pode, em hipótese nenhuma, ser negligenciada. O preço pode ser muito alto por este erro.

Use a sua especialidade como diferencial competitivo, como explico no vídeo abaixo:

No canal da Negócios e Beleza tem mais vídeos e dicas que podem te ajudar a ter um SSR – Salão Super Rentável!

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Até a próxima!

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