A fachada é o primeiro atrativo do cliente para o salão. É como a embalagem de um produto na prateleira de um supermercado: ela tem que comunicar o que é, para que serve e ser convidativa ao ponto do cliente ter o interesse de pegá-la na mão.
A fachada de um salão tem que comunicar o que é aquele imóvel, que tipo de trabalho se faz, como se faz e, o mais importante, ser um convite para o cliente querer conhecer.
Um bom exercício é percorrer a rua onde está o seu negócio (ou que você possui interesse), tanto a pé como de carro e ver o que a fachada lhe comunica.
- Ela chama a atenção?
- Ela tem pontos cegos? Se sim, qual o melhor local para se colocar a marca e deixar o salão bem visível ao público?
- Ela é convidativa?
- Você identifica facilmente os serviços de salão de cabeleireiro/barbearia/esmalteria/etc.
- Ela é compatível com o tipo de público que você quer atingir?
Continue a leitura para saber mais sobre como melhorar a aparência do seu negócio!
Erros comuns e soluções:
Ao fazer o exercício sugerido acima, você pode ter se deparado com alguma das situações listadas. Veja nossas sugestões de como resolver e conseguir resultados ainda melhores:
A fachada é escondida e apagada? Abra e Ilumine!
Muito cuidado ao escolher as cores do seu negócio. Cores muito escuras pesam na fachada (e no interior) e cores muito vibrantes cansam e nem todos gostam. Prefira os tons claros e pastéis, pois você consegue uma “luminosidade” natural em sua fachada. Para acrescentar cor, coloque-a nos detalhes como janelas ou colunas.
Muita informação e desorganização? Limpe e Organize.
Se a sua fachada tem um monte de faixas e banners escondendo-a ou está suja e desorganizada, é necessário colocar ordem na sua informação visual. Lembre- se, a fachada espelha o que é o salão por dentro!
Não adianta querer comunicar tudo de uma vez, seja num folder ou na fachada. “Quem comunica tudo, não comunica nada” – às vezes querendo divulgar um monte serviços vamos colocando banners e faixas e de repente a fachada fica parecendo um açougue, que tem formas próprias de divulgar os seus produtos e que não serve para o nosso mercado.
E a Vitrine? A vitrine é parte da fachada!
Se possível tenha uma vitrine com os produtos que você vende e um local para colocar seus preços e promoções, sempre com uma boa iluminação, que seja fácil de ler e que possa ser trocado com facilidade, conforme suas necessidades e ciclos de varejo (primavera, verão, dia das mães etc.).
Paisagismo é necessário? Plantas são vida à fachada.
Um paisagismo, uma planta ou um detalhe de jardim dá vida e um toque humano a fachada. Como nem sempre é possível, podemos compensar com detalhes, como uma flor na recepção.
Meu salão parece caro. E agora? Comunique o preço!
“Minha fachada é linda e maravilhosa, parece salão de luxo, mas meu corte é barato e as pessoas não entram, pois pensam que é caro. O que faço?”
Comunique o preço: uma placa sóbria e simples é suficiente!
Havemos de ter coerência desde a fachada, pois é a partir da identificação que nascerá o desejo do público de conhecer o seu negócio. Não é um problema comunicar um combo de serviços ou colocar uma placa simples e sóbria. Ex: Lavar + Hidratação + Escova = Valor X.
Não se preocupe em se posicionar em relação ao preço, para muitos clientes a segurança de saber o quanto vai pagar no final é o mais importante.
A fachada é seu cartão de visita permanentemente exposto ao público e não pode, em hipótese nenhuma, ser negligenciada. O preço pode ser muito alto por este erro.
Use a sua especialidade como diferencial competitivo, como explico no vídeo abaixo:
No canal da Negócios e Beleza tem mais vídeos e dicas que podem te ajudar a ter um SSR – Salão Super Rentável!
Gostou do conteúdo? Faça comentários, assine o canal e sugira pautas para discutirmos aqui.
Até a próxima!