Demitir não é tarefa fácil nem agradável

Demitir na crise,  não é tarefa fácil nem agradável e este é um dos, se não o maior fantasma de quem se aventura em ter sua empresa e  quanto menor a empresa mais angustiante é.

Já acompanhei a reestruturação de algumas empresas e quando chega a necessidade de demitir, cabe exclusivamente ao dono essa decisão.

A empresa precisa sobreviver.

Não podemos ser, nem tão gananciosos que desprezamos a condição humana só pelo lucro, como também não podemos ser “altruístas” a ponto de por em risco a empresa e por consequência as famílias que dependem dela e a sua também.

Em resumo, é uma decisão solitária e muito pouco compreendida.

Logo uma questão dessa natureza requer que você esteja preparado e mesmo assim sempre haverá imprevistos.

Preparando suas metas para 2019? Veja como funciona o método SMART e atinja todos os seus objetivos nesse novo ano!1 – Planeje e avalie a real necessidade da sua decisão, os impactos financeiros, motivacionais e técnicos, afinal quando voltarmos ao normal você precisará de funções técnicas, que por motivo de força maior você está dispensando.

Você fez o seu planejamento, ajustou suas contas, junto com seu contador avaliou as vantagens que o governo lhe oferece, como a suspensão do contrato de trabalho e as contrapartidas, avalie as contrapartidas e se estas se concretizarão e se mesmo assim tem que diminuir a folha .

Prepare-se:

Faça junto com seu contador e/ou advogado e descreva o roteiro, documentos, avisos, valores, benefícios que por ventura queira adicionar, estude as principais perguntas que possam ser feitas. Não basta saber O QUE fazer, tem que saber COMO fazer.

2 – seja cuidadoso, escolha um local para que possa conversar sem interrupções e esteja preparado para varias reações de decepção, medo, raiva.

Conduza a conversa de forma respeitosa não entre em discussões intermináveis, vá direto ao ponto lamento mas teremos que dispensa-lo,

Nada de demitir por email, telefone ou whatsApp

Não deixe pendências para outro dia, pois só irá aumentar o seu stress da pessoa e da equipe.

3 – Se você chegou aqui pelo artigo, penso no melhor, mas estou preparado para o pior, na etapa 5 que falo de liderança e para ser transparente com sua equipe.

Momentos difíceis estão por vir, você não precisa ser um super herói, mas as pessoas precisam da figura do líder, mais do que nunca na travessia desta tempestade.

Nestes momentos é bom termos com quem trocar ideias e informações, precisando fico á disposição.

Faça comentários,

assine nossa newsletter para receber em primeira mão os artigos e sugira pautas para discutirmos aqui,

até ao próximo artigo.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
error: Conteúdo protegido