O Mundo parou e eu também: o que vou fazer?

Pela primeira vez, em muitas décadas, o mundo parou  e se apercebeu que não está sozinho. E que um “simples vírus” colocou o mundo de joelhos. O que vou fazer?

Em nosso Blog sempre falamos de negócios e particularmente para os Negócios de Beleza, mas não tem como falar do que vai acontecer nos próximos meses sem comentar o que está acontecendo com a humanidade.

Quarentena é cruel, mas uma oportunidade

Famílias inteiras em casa vão ter mais tempo para conversar e do mesmo jeito que estreitarão laços, se defrontarão com o abismo de suas diferenças.

Sinceramente, espero que o Mundo aprenda que o Ser Humano só sobreviveu exclusivamente por viver em sociedade organizada. Li há pouco no artigo de Luis Felipe Pondé “ A tragédia grega nos ensina que a virtude brota do solo do desespero”.

Aproveite a quarentena para dar valor as pequenas coisas da vida como falar com quem você gosta, telefonar a amigos, escrever, ler um livro, fazer exercícios e planejar novas resoluções, afinal não é que a sua vida vai mudar, ela já mudou.

Como me preparar para voltar a minha vida cotidiana ?

Este artigo é a continuação do anterior que escrevi na primeira quinzena de Março e que demonstrava minha maior preocupação com o que viria por aí depois do vírus. Realidade essa que infelizmente agora se concretiza.

Defenda seu CAIXA

A defesa para investidores em tempos de crise, como você viu estas últimas semanas, é a saída de ativos de risco (bolsa) e resguardo no ouro e dólar, por isso a subida desses ativos.

A defesa do empresário é o seu caixa e principalmente a capacidade de geração de caixa, este último agora comprometidíssimo, pois com a paralização das atividades a geração de caixa foi a zero, tirando aqueles com negócios essenciais e operação virtual.

O que vem por aí?

Nos próximos meses veremos uma contração de mercado extraordinária, a ponto de governos do mundo inteiro pensarem a ações coordenadas para evitarem em vez de uma depressão uma recessão, jargão econômico, desculpe, para evitar o pior.

Os empregos como ficarão ?

Teremos mais desemprego, muitos que tiverem a sorte de não perder o emprego terão os salários reduzidos  e por consequência maior restrição nos gastos das famílias.

Isso impactará em todos os setores, que apesar de não ser considerado como essencial pelos governos, nós e os clientes da área de beleza sabemos da importância da auto estima para os dias sombrios que virão, por isso o setor de beleza sofrerá talvez um pouco menos que outros setores, porém sofrerá sim, não se iluda.

As empresas como ficarão ?

Muitas micro e pequenas empresas, sucumbirão ou passaram por momentos muito críticos, você deverá estar atento e aproveitar a ajuda e flexibilização que os governos darão a impostos e normas. Sugiro por sinal que tenha uma conta em um dos bancos do governo CEF ou Banco do Brasil que sempre têm linhas de socorro mais rapidamente.

Aviso a quem já está endividado:

em hipótese alguma assine ou dê garantias adicionais e quem lhe pedir isso está querendo seu mal, nunca dê uma garantia hipotecária de seu imóvel, bem único de família, sem algo MUITO, mas MUITO substancial em troca.

As projeções são de retração do PIB mundial e o Brasil não sairá incólume, teremos uma recessão profunda no primeiro semestre e maus momentos no segundo, a previsão de 0,0% do governo é muito otimista, sinceramente, espero estar errado e que se cumpra essa previsão.

 

O que fazer?

Antes de planejar como vai vender mais você vai fazer isso também, mas não agora, lembre-se que a venda depende de terceiros que comprem, por isso faça primeiro o que depende de você.

Aproveite o tempo em casa e analise todas as suas despesas fixas, coloque numa planilha e ordene por valor.Não sabe como calcular o ticket médio do seu salão de beleza? Confira aqui!

  1. Verifique as que você pode diminuir ou excluir por exclusiva decisão sua e assinale.
  2. Verifique as que você pode diminuir ou excluir mas depende de negociação com terceiros e assinale.
  3. Verifique as que você não pode diminuir ou excluir e são inerentes ou indispensáveis ao negócio e assinale .

1 – Verifique as que você pode diminuir ou excluir por exclusiva decisão

Planos de telefonia, Tv a cabo, Internet, o que pode ser diminuído sem inviabilizar a operação.
Folha de pagamento CLT , a mais dura e solitária decisão de um empresário a qual não me atrevo a lhe dizer o que fazer, pois é muito caso a caso.
Só devo lembrá-lo que você tem pela frente muitas escolhas difíceis, essa é só uma delas e a sobrevivência da empresa é outra.
Supermercado, seja mais consciente e preciso em suas compras procure substituições que possam lhe ajudar a gastar menos.  Lembre-se cada real/euro/dólar poupado é real/euro/dólar ganho e isso depende de você das suas atitudes.
Investimentos – reveja todos os seu investimentos, avalie o que é melhor para você, realizar prejuízo, parar e esperar ou se você tem condições para continuar.

2 – Verifique as que você pode diminuir ou excluir mas depende de negociação com terceiros.

Alugueis – Você terá que conversar com o seu locador, seja ele qual for pessoa física ou jurídica, fale desde redução nos próximos seis meses, pagamento quinzenal, entre outras ações, é negociação um a um.

Planos de telefonia, Tv a cabo, Internet –  o que pode ser diminuído sem inviabilizar a operação. Retorno a este item pois você pode ter um contrato que o impede de fazer reduções. Por isso, negocie com a empresa e verifique se a multa vale a pena para uma eventual mudança de operadora

Fornecedores –  comunique e já comece a negociar um prazo maior para suas duplicatas. Você precisa esticar o maior número de prazos, pelo menos 15 dias (o tempo que em princípio o salão estará fechado e ficará sem fluxo).

Contratos de serviços como consultorias como é meu caso, por sinal nos próximos 3 meses já implementamos 50% de desconto a todos os serviços inclusive dos clientes mensais já contratados e mais a possibilidade de pagamento em até 24 meses nos serviços mais complexos, como diagnóstico de salão, o mais solicitado no momento, para preparação para a crise. Se precisar fale conosco.

Contador, serviços de toalhas e quaisquer outros contratos de serviços mensais que você tenha.

As compras futuras também deverão passar por critérios técnicos e económicos, como falei no artigo anterior, verifique empresas nacionais com menos impacto do câmbio que possam substituir com qualidade e vantagem econômica alguns procedimentos.

3 – Verifique as que você não pode diminuir ou excluir e são inerentes ou indispensáveis ao negócio.

Os impostos e contribuições, este é onde você terá a maior dificuldade. Históricamente os governos brasileiros são bem atrapalhados a tomarem decisões, regulamentar e implementarem, vamos ver o que vem por aí.

Por isso tome suas decisões com respaldo de seu contador e/ou advogado e não por informações do WhatsApp, o contador terá que fazer valer a sua mensalidade.

Lembre-se, do mesmo jeito que tudo o que cito em nossos artigos de blog, eu coloco o link com a fonte, peça para seu contador também lhe informar a lei que lhe permite fazer esta ou aquela ação, posso lhe garantir que o judiciário estará bem ocupado nos próximos anos a conta disso e você não pode ficar nos achismos.

A sua empresa pode quebrar, você não.

Desculpe a sinceridade e por ser tão direto, em último caso, lembre-se:

Você é pessoa física e a sua empresa é pessoa jurídica. Sua empresa pode quebrar, você não.

As empresas de responsabilidade limitada, se originaram nos tempos da Companhia das Índias, época dos Descobrimentos.  Limitada (Ltda) é para que, desde que você não tenha cometido fraude, seu limite de prejuízo é o que está no contrato social, o que foi   acordado.

Se você acompanha este Blog a tempos e fez sua reserva de emergência, ela é exclusivamente sua, quando começar a usar para a empresa, pare e analise bem.

São tempos de cautela

Estamos iniciando tempos muito turbulentos. Mais do que nunca temos que ser responsáveis e solidários.

Não espere resolver seus problemas só com marketing e vendas, isso não irá acontecer. Também não cometa a inocência ou arrogância que uma ação irá resolver seus problemas, são várias ações e todas coordenadas, como citamos.

Se precisar de auxilio e de nossos serviços é só acessar o fale conosco ou faça as perguntas em nossa área de comentários terei imenso prazer em responder.

Faça comentários e sugira pautas para discutirmos aqui,
Assine nossa newsletter para receber em primeira mão nossos conteúdos,
até ao próximo artigo.

2 Comments

  1. Katia Romero
    março 23, 2020

    Super útil as informações! Parabéns! Colaboraram muito!

    Responder
    1. Rui Mendes
      Rui Mendes
      março 24, 2020

      Obrigado Katia,
      Fico feliz por ter colaborado, precisando estamos aqui.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
error: Conteúdo protegido