Planejamento – A técnica você aprende, a atitude você pratica

Você aprende a técnica de planejamento lendo este e outros artigos em nosso blog (S.M.A.R.T.) ou na série de vídeos em nosso canal do YouTube.

Seu próximo ano começa quando você decide

“Navegar é preciso, viver não é preciso” Fernando Pessoa

 

Mas o mais importante é a atitude.

“EU vou me preparar melhor para os próximos 365 dias” é o que realmente importa,  independente se é 31 dezembro ou em qualquer data que você decida ser o seu recomeço. Por sinal, eu uso a minha data de aniversário para avaliar meu ano.

 

 

Como foram os seus últimos 365 dias?  Sente que algum desses itens abaixo atrapalhou seus projetos:

  • Desorganização;
  • Falta de tempo;
  • Dificuldade em administrar o dinheiro;
  • Não perceber resultados;
  • Não parar o dia todo e parecer  não ter feito nada;
  • Se sentir perdida(o) e não saber por onde começar.

De um aplicativo sofisticado a uma simples e sempre atual agenda de papel, nenhum adianta se você não tomar a atitude de lançar seus compromissos e consultar para lançar outros.

O Planejamento do seu negócio não é diferente.  Quando você se prepara, com certeza os resultados sempre serão melhores.

Prepare-se

Assista os vídeos do nosso canal, os diversos textos deste Blog, como o da técnica S.M.A.R..T., do Ticket Médio e Tendências 2020/2025 entre outros .

Planejamento em 3 partes

Neste texto irei te auxiliar resumindo e dividindo com você como é o processo de planejamento que realizo com meus clientes. Você verá que é um processo simples, mas poderoso.

Simples, mas que depende de seu trabalho e dedicação para ser feito.

1 Onde estou ?:

  • onde eu analiso meu ponto de partida, a minha Despesa Anual, levanto minhas despesas mensais, multiplico por x12 e acrescento uma pequena variação para garantir que não haja surpresas, entre e 5% a 10% depende do cenário econômico e o quanto eu sou conservador ;
  • Avalio meu Ticket Médio;
  • Avalio a minha Tabela de Preços, se está enxuta, coerente e aplicável.

2 Onde quero chegar ?:

  • Onde avalio os custos de meu faturamento, os variáveis  – que eu só pago quando faturo –  como a comissão dos parceiros, os produtos, a comissão dos cartões, os impostos, como na tabela, esse é o Lucro Bruto;
  • Encontro meu ponto de equilíbrio, dividindo minha Despesa Anual pelo meu Lucro Bruto, ou seja quanto eu preciso faturar para que, depois de pagar os custos desse faturamento, Parceiros, Produtos, Cartões e Impostos;
  • Crio minha primeira meta, META 1, que é o ponto de equilíbrio mais o que quero ganhar e uma segunda meta, META 2, que é a meta 2 com um esforço e uma recompensa a mais. Lembre-se das regras S.M.A.R.T;
  • Levanto os dias úteis e datas comerciais, procure calendário de dias úteis no Google;
  • Calculo o faturamento diário dividindo a meta pelos dias úteis disponíveis para faturar;
  • Uso o faturamento médio diário para achar o faturamento médio mensal multiplicando o valor do faturamento médio diário pelos dias úteis de cada mês.

3 Como Chegar ?

  • Qual sua necessidade primária ? Maior fluxo de clientes ou aumento de ticket médio?
  • Quais datas comerciais eu terei a disposição?
  • Dia internacional da Mulher, Namorados, Secretária, Mães, Pais entre outras são datas que você sabe com antecedência e já cria dinâmicas de promoções. Com planejamento, as promoções são mais eficazes e rentáveis.

 

Com essas 3 etapas você pode se preparar para um período de 12 meses. Não é preciso esperar o ano novo, por sinal, apenas 35% da população mundial comemora o natal e ano novo nas mesmas datas.

Tenha atitude e planeje seus próximos 12 meses, tente, você só tem a ganhar!

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