Não sabe como calcular o ticket médio do seu salão de beleza? Confira aqui!

Ticket médio: afinal, o que é e como calcular?

Muitas pessoas se perdem na hora de calcular importantes números nos seus salões, como é o caso do ticket médio. Este é um dado essencial para a administração do seu negócio e que você precisa ter na ponta da língua. Mas afinal, o que é Ticket Médio?

Continue a leitura e descubra o que é e como calcular esse dado tão importante!

O que é Ticket Médio?

O Ticket Médio é o valor médio que seus clientes gastam cada vez que vão ao seu salão de beleza.

Em alguns salões o valor médio virá dos serviços de escova e mão, por exemplo. Em outros, como num salão mais especializado, o valor virá dos serviços de reflexo. Neste último caso, o Ticket Médio tende a ser mais alto, pois a maioria dos clientes se destinam ao salão para fazer um serviço de maior valor agregado.

Para que serve e como calcular?

Para quase todas as tomadas de decisões e análises de seu salão de beleza. Para calculá-lo, temos a seguinte fórmula:

TM = FT / PC

TM= Ticket Médio

FT= Faturamento Total

PC= Passagens de Caixa (número de atendimentos)

O TM (Ticket Médio) é a soma do valor de todos os serviços FT (Faturamento Total), dividido pelo número de atendimentos PC (Passagens de Caixa).

Exemplo:

Se meu faturamento no Mês foi de $ 60.000,00 (FT – Faturamento Total) e eu fiz 500 atendimentos (PC Passagens de Caixa) o meu Ticket Médio será de $120,00

(FT) $60.000,00 / (PC) 500 = (TM) $120,00

Tabela 1

Atendimentos Ticket Médio Faturamento
Salão 1 500 120,00 60.000,00
Salão 2 1000 60,00 60.000,00
Salão 3 2000 30,00 60.000,00
Salão 4 3000 20,00 60.000,00

 

Vejamos um exemplo:

Na tabela 1, temos 4 salões com o mesmo faturamento de $60.0000, porém o salão 1 faz apenas 500 atendimentos, mas com um TM de $120,00. Já o salão 3 faz os mesmos $60.000, porém fazendo 2.000 atendimentos, já que seu TM é bem menor, de $30,00.

Uma analise baseada no TM de ambos, podemos falar que o mais confortável como negócio é o salão 3, pois tem o melhor fluxo de clientes, 2000, enquanto o Salão 1 apesar do excelente TM tem um menor fluxo de clientes.

O Salão 3, está com TM muito baixo, em compensação tem um bom fluxo, 2000 atendimentos, ou seja, já tem os clientes e só precisamos convencê-los a gastarem mais. Uma campanha interna para seus próprios clientes, tem melhor retorno é mais fácil e barata de se fazer.

Já o salão 1, com o ticket médio mais alto, teoricamente terá mais dificuldade em fazer a sua cliente gastar mais, pois já estaria com uma boa produtividade por cliente. Neste caso, o caminho seria buscar novas clientes ou aproveitando as clientes que já tem e criar, por exemplo, uma campanha que premie a indicação de uma nova cliente.

No canal da Negócios e Beleza tem mais vídeos e dicas que podem te ajudar a ter um SSR-Salão super rentável e o curso 5 Chaves do Sucesso onde nos aprofundamos mais em como usar o Ticket Médio a seu favor na chave Gestão, alem de você aprender sobre as outras Chaves, Layout, Clientes, Equipe, Serviços que juntas com gestão formam as 5 Chaves do Sucesso.

 

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