Muitas pessoas se perdem na hora de calcular importantes números nos seus salões, como é o caso do ticket médio. Este é um dado essencial para a administração do seu negócio e que você precisa ter na ponta da língua. Mas afinal, o que é Ticket Médio?
Continue a leitura e descubra o que é e como calcular esse dado tão importante!
O que é Ticket Médio?
O Ticket Médio é o valor médio que seus clientes gastam cada vez que vão ao seu salão de beleza.
Em alguns salões o valor médio virá dos serviços de escova e mão, por exemplo. Em outros, como num salão mais especializado, o valor virá dos serviços de reflexo. Neste último caso, o Ticket Médio tende a ser mais alto, pois a maioria dos clientes se destinam ao salão para fazer um serviço de maior valor agregado.
Para que serve e como calcular?
Para quase todas as tomadas de decisões e análises de seu salão de beleza. Para calculá-lo, temos a seguinte fórmula:
TM = FT / PC
TM= Ticket Médio
FT= Faturamento Total
PC= Passagens de Caixa (número de atendimentos)
O TM (Ticket Médio) é a soma do valor de todos os serviços FT (Faturamento Total), dividido pelo número de atendimentos PC (Passagens de Caixa).
Exemplo:
Se meu faturamento no Mês foi de $ 60.000,00 (FT – Faturamento Total) e eu fiz 500 atendimentos (PC Passagens de Caixa) o meu Ticket Médio será de $120,00
(FT) $60.000,00 / (PC) 500 = (TM) $120,00
Tabela 1
Atendimentos | Ticket Médio | Faturamento | |
Salão 1 | 500 | 120,00 | 60.000,00 |
Salão 2 | 1000 | 60,00 | 60.000,00 |
Salão 3 | 2000 | 30,00 | 60.000,00 |
Salão 4 | 3000 | 20,00 | 60.000,00 |
Vejamos um exemplo:
Na tabela 1, temos 4 salões com o mesmo faturamento de $60.0000, porém o salão 1 faz apenas 500 atendimentos, mas com um TM de $120,00. Já o salão 3 faz os mesmos $60.000, porém fazendo 2.000 atendimentos, já que seu TM é bem menor, de $30,00.
Uma analise baseada no TM de ambos, podemos falar que o mais confortável como negócio é o salão 3, pois tem o melhor fluxo de clientes, 2000, enquanto o Salão 1 apesar do excelente TM tem um menor fluxo de clientes.
O Salão 3, está com TM muito baixo, em compensação tem um bom fluxo, 2000 atendimentos, ou seja, já tem os clientes e só precisamos convencê-los a gastarem mais. Uma campanha interna para seus próprios clientes, tem melhor retorno é mais fácil e barata de se fazer.
Já o salão 1, com o ticket médio mais alto, teoricamente terá mais dificuldade em fazer a sua cliente gastar mais, pois já estaria com uma boa produtividade por cliente. Neste caso, o caminho seria buscar novas clientes ou aproveitando as clientes que já tem e criar, por exemplo, uma campanha que premie a indicação de uma nova cliente.
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