Uma rede brasileira com mais de 200 unidades, porque não?

Dou consultoria a mais de 25 anos e já vi muitos salões abrirem e fecharem, resolvi mudar a forma que dou consultoria e democratizar o meu conhecimento e acervo de dados.  Neste artigo falo o porquê da mudança e da OPORTUNIDADE que temos pela frente. Uma rede brasileira com + de 200 unidades, porque não?

O Brasil é o quarto maior mercado do mundo em Hair Care, o segundo em produtos masculinos (dados Abihpec/euromonitor).

Temos um mercado pujante que em 2015 e 2016 se demonstrou forte e resiliente.

ABIPHEC-2018 (euromonitor)

Eu realmente acredito que o Brasil reúne todas as condições de ser protagonista mundial nesse setor, tanto técnicas como econômicas, vamos aos fatos:

  1. Somos o quarto maior mercado do mundo a França é sétimo
  2. Temos serviços referendados mundialmente com a nossa origem por exemplo:
  • Brazilian Blow Out ou Brazilian hair straightening
  • Brasilian wax
  •  nossas manicuras são consideradas as melhores do mundo.

Uma rede brasileira com + de 200 salões, porque não?

Muitos vêm com a ideia que vão montar uma rede de salões, mas o que vemos é a empolgação inicial se transformar em resignação com um negócio que não cresce nos padrões desejados.

E aí colocam a culpa em terceiros, é culpa do governo, dos parceiros, cabeleireiros, manicuras, da crise, do sócio e por aí vai.

Mas a grande verdade é que subestima-se o desafio.

As variáveis em que se bota culpa, são as que não são avaliadas com a devida atenção, pois sempre existiram e são variáveis iguais para todos os players do mercado.

Porquê uns dão certo e outros não, vou mais longe.

Por que então a França tem tantas redes de salões de beleza com mais de 200 unidades e nós não temos nenhuma.

Como demonstrei acima temos todas as qualidades técnicas e económicas para sermos referência e protagonistas neste maravilhoso mundo novo.

Mas como fazer isso?

Antes de mais nada temos que reconhecer e aprender com nossas falhas e erros.

O modelo de negócio salão de beleza que muitos estão acostumados se esgotou, eu escrevo mais a fundo no artigo “FIM dos SALÕES no ATUAL MODELO de NEGÓCIO – A OPORTUNIDADE”.

Para quem me acompanha sabe que defendo um modelo do salão com muita ênfase em varejo, alto fluxo e com os clientes fiéis ao salão.

Salões que sejam replicáveis e que tenham um ganho de escala.

Salão de beleza não é um modelo de negócio único, são vários, com verdades, de EQUIPE, LAYOUT, GESTÃO e até JURÍDICAS diferentes.

Se você tem a convicção que só existe um modelo de salão de beleza e a diferença é apenas se ele é pequeno médio ou grande e são todos iguais, poupe seu tempo e dinheiro pois está redondamente enganado.

Aconselho a assistir os videos, modelos de salão, em nosso canal no YouTube.

Uma cliente dois momentos

Um exemplo básico que falo é que uma cliente recebida com Champagne, massagem no lavatório, agradável conversa com os profissionais que atendem é um ótimo atendimento, certo ?

Humm!!! Depende,

se o salão está na Av. Paulista por exemplo, a cliente quer conveniência e rapidez, pois têm uma reunião que não estava programada em seguida, logo, Champagne, massagem e conversa despreocupada estão fora de questão.

A mesma Cliente passeando pela Oscar Freire, apenas algumas quadras da mesma Av Paulista, adoraria se dar um tempo, relaxar com uma Champagne, uma boa massagem e uma conversa agradável e despreocupada com os profissionais que a atendem e até receber sugestões de serviços mais demorados, pois está com tempo dedicado só a ela.

É a mesma cliente mas em momentos diferentes. E tanto isso é verdade que você mesmo reconhece que tem atitudes diferentes em consumir diversos serviços dependendo do seu momento.

Conhecimento é a informação organizada e aplicada.

A internet está cheia de brilhantes “sacadas” mas a informação precisa de contexto e é variável, digo mais, você precisa entender o todo de qualquer negócio, ás vezes a brilhante ideia de economizar shampoo, poupa seu produto e desgasta sua imagem.

Por exemplo, levar uma dose de shampoo de uma marca renomada num copinho plástico de café para usar na cliente.

Isso arrebenta com todo poder da marca que você pagou uma nota para ter no salão.

Aí sim você está com um problemão e não vão ser os parcos reais que você vai economizar que vão te salvar.

Consumo se controla com processo e não com copinho plástico.

Você aceitaria tomar um vinho caro e famoso que te sirvam numa garrafa já aberta ou num copo sem você saber de onde veio? Porquê sua cliente deve aceitar?

Não pense que você vai mudar a história do seu negócio apenas com algumas dicas pinçadas da internet, não funciona assim, informação não é conhecimento.

Pode ser mais trabalhoso ler os artigos do Blog mas neles posso aprofundar o assunto em detalhe e didaticamente, complementar com videos em meu canal e de outros.

Ler ainda é uma das melhores formas de aprender. Não é a única, claro.

Há que pesquisar, ler, assistir, discutir, perguntar, filtrar aprender, concordar e discordar. O meu trabalho é esse, pesquisar, estudar, avaliar e trazer o que mais vai te ajudar.

RETRIBUIÇÃO

Estou mudando radicalmente a minha vida e minha empresa. A foto abaixo é a vista de onde escrevo e me dedico a trazer conhecimento para você.

O Brasil me deu muito, me ensinou muito, além de minha maior riqueza uma esposa e um filho maravilhosos.

Mais do que retribuir eu quero deixar claro que acredito no Brasil no mercado de salões e nos seus profissionais em todos os níveis.

Todo o conhecimento e experiência que adquiri em todos esses anos de trabalho e que carrego no DNA da minha família com a tradição de quase um século no setor na Europa e no Brasil, será colocado à disposição de todos na internet.

O que temos pela frente na verdade é a OPORTUNIDADE de uma vida, no mercado de salões e para ajudar quem queira se desenvolver nesse mercado estarei disponibilizando:

Blog – Negócios e Beleza

 

No Blog você terá os assuntos detalhados e links para artigos, videos, sites e matérias pertinentes para você ir mais a fundo nos assuntos de seu interesse.

Tudo com as fontes de noticias ou dados usados indicadas para você conferir.

Aproveite os comentários para tirar suas dúvidas e sugerir algum assunto que queira ver no Blog.

YouTube – Negócios e Beleza

 

 

No YouTube você terá os assuntos descritos de forma prática e direta, sem aquela enrolação de “espera um pouco que já te falo o que está no titulo…” .

Assunto é tratado de forma simples mas de forma direta e prática. Seria uma boa até você se inscrever no canal.

Não haverá um monte videos só para fazer volume no canal e sim informação.

NEWSLETTER – Negócios e Beleza

Não sabe como calcular o ticket médio do seu salão de beleza? Confira aqui!

 

Em nossa newsletter mensal, disponibilizaremos um caminho para ajudá-lo no no planejamento dos novos modelos de salão, com sugestões de promoções e calendários promocionais com antecedência suficiente para você se preparar.
Além dos artigos mais relevantes do mês para você melhorar as práticas do seu negócio.

Parabéns

Não importa se você já tem um salão ou está começando na sua garagem de casa ou abrindo seu primeiro salão, você deve ter orgulho da sua iniciativa e com certeza tem meu respeito. Pode contar comigo.

O meu desejo é que entre vocês que lêem, assistem e comentam no meu blog no meu canal do YouTube ou Facebook, saia a primeira rede de mais de 200 salões do Brasil e com protagonismo no mercado mundial de beleza.

Eu sei que não é para amanhã e também que não é a escolha de todos.

Montar um negócio seja ele qual for, não é fácil, não se engane.

Depende de investimento, dedicação de tempo de alma e de dinheiro também, mas este último é mais fácil que do que parece.

Já vi muitos investidores que acharam que só dinheiro resolve, pode até ajudar mas sem dedicação e sem alma, sem um porquê, sem relevância não resolve.

A oportunidade está aí, a informação está disponível, estude, organize-se, AVALIE, COMPROMETA-SE.

Você pode até não chegar nos 100 salões, não precisa nem querer chegar, mas com certeza você será recompensado quando você busca o melhor de você, pela dedicação e planejamento.

A sua Atitude que fará seu negócio ser acima da média, sustentável e lucrativo.

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