Não acredito no modelo tradicional de salão de beleza

Rui Mendes

4 min read

Vale a pena montar um salão de beleza ?

Dona de salão de beleza na recepção
Dona de salão de beleza na recepção

Dou consultoria a mais de 25 anos e já vi muitos salões abrirem e fecharem, resolvi mudar a forma que dou consultoria e democratizar o meu conhecimento e acervo de dados. Neste artigo falo o porquê da mudança e da OPORTUNIDADE que temos pela frente.

O Brasil é o quarto maior mercado do mundo em Hair Care, o segundo em produtos masculinos (dados do euromonitor). Temos um mercado pujante que em 2015 e 2016 se demonstrou forte e resiliente.

Eu realmente acredito que o Brasil reúne todas as condições de ser protagonista mundial nesse setor, tanto técnicas como econômicas, vamos aos fatos:

Salão de beleza não é um modelo de negócio único,

são vários, com verdades, de EQUIPE, LAYOUT, GESTÃO e até JURÍDICAS diferentes.

Se você tem a convicção que só existe um modelo de salão de beleza e a diferença é apenas se ele é pequeno médio ou grande e são todos iguais, poupe seu tempo e dinheiro pois está redondamente enganado. Aconselho a assistir os videos, modelos de salão, em nosso canal no YouTube.

Somos o quarto maior mercado do mundo a França é sétimo.

Temos serviços referendados mundialmente com a nossa origem por exemplo: Brazilian Blow Out ou Brazilian hair straightening Brasilian wax e nossas manicuras são consideradas as melhores do mundo.

Muitos vêm com a ideia que vão montar uma rede de salões, mas o que vemos é a empolgação inicial se transformar em resignação com um negócio que não cresce nos padrões desejados.

E aí colocam a culpa em terceiros, é culpa do governo dos parceiros, cabeleireiros, manicuras, da crise, do sócio e por aí vai.

Mas a grande verdade é que subestima-se o desafio. Aqueles que se bota culpa, são os que não são avaliados com a devida atenção, pois sempre existiram e são variáveis iguais a todos os players do mercado. Porquê uns dão certo e outros não, vou mais longe.

Por que então a França tem tantas redes de salões de beleza com mais de 100 unidades e nós não temos nenhuma. Como demonstrei acima temos todas as qualidades técnicas e económicas para sermos referência e protagonistas neste maravilhoso mundo novo.

Antes de mais nada temos que reconhecer e aprender com nossas falhas e erros.

O modelo de negócio salão de beleza que muitos estão acostumados se esgotou, eu escrevo mais a fundo no artigo "FIM dos SALÕES no ATUAL MODELO de NEGÓCIO - A OPORTUNIDADE” e no video.

Para quem me acompanha sabe que defendo o modelo do salão com muita ênfase em varejo, alto fluxo e com os clientes fiéis e reconhecedores da marca. Salões que sejam replicáveis que tenham um ganho de escala.

Uma rede brasileira com + de 200 unidades, porque não?

Mas como fazer isso?

A mesma Cliente passeando pela Oscar Freire, apenas algumas quadras da Av Paulista, adoraria se dar um tempo, relaxar com uma Champagne, uma boa massagem e uma conversa agradável e despreocupada com os profissionais que a atendem e receber até sugestões de serviços mais demorados, pois está com tempo dedicado só a ela.

É a mesma cliente mas em momentos diferentes. E tanto isso é verdade que você mesmo reconhece que você tem atitudes diferentes em consumir diversos serviços, dependendo do seu momento.

Um exemplo básico:

Imagine uma cliente recebida com Champagne, massagem no lavatório, agradável conversa com os profissionais que atendem é um ótimo atendimento, certo ?

Humm!!! Depende, se o salão está na Paulista por exemplo, a cliente quer conveniência e rapidez, pois têm uma reunião que não estava programada em seguida, logo, Champagne, massagem e conversa despreocupada estão fora de questão

Salão de beleza é um dos negócios que mais cresce no Brasil

Sim, é um bom negócio, mas não caia na armadilha que é um negócio fácil, o grande segredo das grandes redes europeias é a simplicidade com que administram e desenvolvem o negócio,

É simples ? É simples, mas não é fácil

Leia mais artigos do blog, inscreva-se no meu canal do YouTube,

poste aqui suas duvidas e comentários terei prazer em lhe responder,

obrigado