Salões de pequeno porte estão proliferando, é uma tendência?

Rui Mendes

4 min read

Rui Mendes na COSMOPROF Bologna
Rui Mendes na COSMOPROF Bologna

Sim, salões de pequeno porte são uma tendência

O mundo mudou, os negócios estão mudando, a tecnologia está evoluindo e o negócio Salão de Beleza é administrado com as mesmas verdades dos anos 80 e 90 do século passado. Pois é, não somos uma bolha.

Se o mundo mudou, nosso negócio e práticas também precisam mudar. Hoje você não precisa mais comprar um CD para ouvir a música que gosta, temos o Spotfy. Nem mesmo tomamos o táxi do mesmo jeito, há aplicativos como o Uber e o 99. E, para ver um filme ou série temos a Netflix. E com o salão de beleza também não é diferente.

Grandes redes na Europa,

como Jean Louis David, têm como padrão salões de pequeno porte e recomendam a seus parceiros, terem duas ou mais unidades, já que estas podem ter uma produtividade maior gerando mais dinheiro por metro quadrado investido, repare que aqui falamos de m2 investido.

Com um valor menor, podemos ter o mesmo faturamento que em um salão maior e com um retorno mais rápido, logo essa relação vai ser mais vantajosa.

Leia mais artigos do blog, inscreva-se no meu canal do YouTube,

poste aqui suas duvidas e comentários terei prazer em lhe responder,

obrigado

A tendência de mega salões está diminuindo no mundo há muito tempo, pelo grande valor investido e pela volatilidade e escassez de mão de obra. Com salões menores, você pode focar em produtividade e fazer ajustes de mercado e posicionamento muito mais rápidos.

Esses novos modelos, podem vir com negociações muito boas de aluguel, por exemplo, mas devemos alertar que o estudo de ponto e seu fluxo é muito importante, quanto menos fluxo na sua porta, mais barato tem que ser o ponto e quanto mais isolado também, muito cuidado com isso. Muitas vezes um aluguel mais ALTO pode ser mais fácil de pagar que um mais BAIXO, a escolha de um ponto se faz por localização, não por valor de aluguel. (Veja que não me refiro a CARO ou BARATO)

Podemos até afirmar que administrar mais de um salão pode ter suas vantagens: o estoque pode ser compartilhado e assim diminuir o valor empatado em relação ao faturamento, podemos gerir a equipe em caso de faltas pontuais e se estamos numa pequena região o impacto de imagem junto ao consumidor também é relevante, lhe gerando mais autoridade na região.

A Especialidade

Hoje no Brasil já vemos alguns salões investindo em especializações de serviços, essa especialidade também te dá relevância e visibilidade, como no caso de salões especializados em loiras por exemplo, nesse caso buscando o nicho de ticket médio alto e significativo e dando - lhe a capacidade de ampliar a sua influência além da Quadra do Rei®, técnica de escolha de ponto da Negócios e Beleza.

Outro modelo é o de salões especializados em escovas e penteados rápidos, já que com a evolução do mercado e de nossa sociedade com cada vez menos tempo, esse salões são em nossa opinião o negócio que mais vai se expandir nos próximos anos, principalmente porque aliam economia e conveniência os QuickServices.

O grande fluxo aliado ás margens dos serviços, torna esse modelo um dos mais rentáveis, bem instalado e seguindo os critérios técnicos do modelo, é uma boa escolha.

Uma boa instalação e montagem é o segredo desse modelo de salão.

Além da vantagem de se disporem para o alto tráfego, estes salões focam nos serviços mais rápidos e de maior rentabilidade de um salão de beleza, como escovas, hidratações e tratamentos, com a vantagem que estes serviços, são a base do conhecimento profissional e assim temos uma maior facilidade na contratação da equipe, pois são serviços que demandam menor responsabilidade técnica, se comparado a um reflexo por exemplo. E com a vantagem de o tempo médio desses serviços e o custo de produtos serem bem menores, apresentando assim margens fantásticas.

Agora se você tem um mega salão também não significa que vai fechar amanhã, longe disso, por favor!

Estamos falando de tendências, no seu caso por exemplo, o que vemos é o aumento da tal economia colaborativa, onde o consumidor encontra no mesmo espaço várias experiências complementares e que muitos até já a praticam. Além dos serviços já conhecidos, pode-se agregar um café ou um bistrô que fornece lanches e em alguns casos refeições leves - lembre-se da legislação, nesse caso trabalhar com itens prontos é mais prático - uma loja ou boutique de roupas ou presentes, ter presenteáveis no salão no final do ano, é uma oportunidade que poucos salões aproveitam, grandes e pequenos.

Administrando 2 salões de Beleza
Salões quick services

O segredo nos quickservices é uma montagem baseada nas 5 chaves do sucesso

E os grandes salões ? Os GRANDES salões continuam

Você pode também alugar ou compartilhar uma sala para prestadores de serviço, como salões que possuem salas para serviços holísticos, por exemplo. E até mesmo para merchandising como algumas construtoras que pagam bem para colocar um totem no salão para divulgar um lançamento na região ou uma concessionária que expõe uma moto numa barbearia.

Isso é o que chamamos de economia compartilhada ou colaborativa, como preferirem, o que os supermercados ou academias fazem, dadas as devidas proporções é a mesma coisa, o compartilhamento de espaços e clientes.

E aproveite o espaço da recepção para ter seu "corner" de vendas, tem boas oportunidades por aí

Mas atenção, mais uma vez alertamos para não sair do escopo e do foco de seu cliente, faça parcerias com empresas e serviços relevantes e complementares para seu público alvo

Mais do que nunca, invista em mais de uma monetização para seu salão de Beleza