Se você nunca fez o planejamento anual, que tal passar por um ano mais previsível?
A rotina de um salão de beleza é intensa. Entre agendamentos, gestão de equipe, estoque e atendimento ao cliente, muitas vezes o planejamento estratégico e financeiro anual acaba sendo deixado de lado.
O resultado? Um ano de improviso, de correr atrás de datas comerciais de última hora e de fazer promoções que, no fim, não dão o lucro esperado.
A verdade,
é que as datas mais importantes do seu negócio são as mais previsíveis. O Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Namorados e o Natal são sempre nos mesmos dias, todos os anos. A diferença entre um salão de sucesso e um que patina é o quanto ele se prepara para esses picos.
O Erro Mais Comum: A Falta de Roteiro
O erro mais grave que donos de salão de beleza cometem não é a falta de vontade, mas a falta de um roteiro claro.
Quando você não sabe exatamente “onde quer chegar”, qualquer caminho serve. E o pior: quando as datas comerciais chegam, a ação é feita no susto.
Você já se viu nesta situação?
- Lembrar do Dia das Mães na semana do evento.
- Fazer uma promoção de última hora que não atrai o público certo.
- Não saber se o faturamento do mês foi suficiente para cobrir os custos (o famoso Ponto de Equilíbrio).
A falta de planejamento financeiro e estratégico anda de mãos dadas com a perda de oportunidades. Você investe tempo e dinheiro em ações que poderiam ser muito mais eficazes se fossem pensadas com antecedência e, principalmente, se estivessem alinhadas a uma meta financeira clara.
BlacK Friday:
Você já sabe quando é, todo ano é igual, já pensou em fazer um levantamento em outubro de todos os produtos da loja que não giraram o suficiente ou vão sair de linha e fazer uma BAITA PROMOÇÃO, para zerar mesmo o estoque .ou se quer usar para trazer novos clientes para um serviço ou tratamento específicos.
A promoção precisa ter um fim e um resultado mensurável.
A Solução: O Fluxo Simples do Planejamento Anual
Um planejamento anual não precisa ser um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, ele deve ser a ferramenta que traz tranquilidade e previsibilidade para a sua rotina.
Nós costumamos usar um fluxo simples, dividido em três etapas, que desmistifica o processo:
Etapa 1 – Onde estou ?
Antes de traçar qualquer meta, você precisa de um diagnóstico honesto.
Levantamento de dados :
- Qual o seu custo fixo? Faça uma relação do que paga todo o mês, aluguel, água, luz, CLT etc.
- Qual o seu ticket médio? Calcule o Ticket Médio, neste artigo você vê como calcular e como usa-lo
- Qual o seu faturamento atual? faça uma relação dos últimos 12 meses
- Ponto de Partida: Sem saber onde você está, é impossível traçar a rota.


Etapa 2: Onde Quero Chegar (A Definição de Metas)
Esta é a etapa mais motivadora.
É aqui que definimos o seu Mapa do Lucro.
- Cálculo do Ponto de Equilíbrio: Quanto você precisa faturar apenas para pagar as contas?
- Metas de Crescimento, quanto você quer faturar mais que o ano que passou?
- Quanto você quer ter em caixa no final do ano?
A meta pode e deve ser ambiciosa, mas realista e calculada.
Etapa 3: Como Chegar (O Roteiro Pronto)
Com a meta definida, criamos o Plano de Ação anual e mensal.
- Quantos dias úteis tem o ano e cada mês para faturar ?
- Marcamos possíveis feriados de sextas, sábados ou segundas e estaremos prontos para eventuais pontes ou oportunidades.
- Calendário Comercial: Inserimos todas as datas comerciais (previsíveis) e definimos as ações promocionais ideais para cada uma.
- Estratégias de Aumento de Faturamento: Definimos ações para aumentar o ticket médio e ou fluxo de clientes, mês a mês, para que você atinja a meta.
- Quando e como introduziremos um aumento de preços ?

O Segredo da Previsibilidade
O segredo de um ano previsível é ter o calendário comercial pronto e a meta financeira clara antes que o ano comece. Isso transforma o seu trabalho de “apagar incêndio” para “executar um plano”.
Você deixa de ser reativo e passa a ser estratégico.
Chega de Deixar o Lucro na Mão do Imprevisto!
Se você se identificou com a dor do improviso e quer, de uma vez por todas, ter a receita para um ano de crescimento, eu tenho um convite especial.
Eu criei o “Plano de Crescimento 2026: O Mapa do Lucro” exatamente para donos de salão que querem simplificar a gestão e garantir o faturamento.
E o melhor: eu vou fazer junto com você. Você não vai apenas receber um relatório; você terá 3 encontros individuais comigo para traçarmos o seu mapa e eu te guiarei em cada passo. Além disso, você terá a receita para refazer o planejamento em 2027 e nos anos seguintes.
Se quiser podemos fazer juntos o planejamento do próximo ano, é só clicar no link abaixo e eu te guio e ainda te deixo a receita para você refazer em 2027.


