Por Rui Mendes, Arquiteto de Negócios de Beleza
O Risco de Montar um Salão de beleza com o Coração, Não com a Planilha
Em um dos meus projetos de consultoria, a cliente estava determinada a abrir um salão de beleza em um bairro nobre de São Paulo. Ela já havia me apresentado e eu havia vetado vários pontos, pois, embora fossem esteticamente agradáveis, não tinham o potencial de faturamento que o investimento exigia. Eu era o “chato” que só dizia não.
Até que surgiu uma oportunidade em um conjunto de lojas de estilo “caixote”, em uma rua de interligação importante, onde o comércio ainda estava se formando. O incorporador estava cobrando “luvas” (um valor inicial para locação de 5 anos), o que já era um sinal de que ele TAMBÉM via o potencial da área. (Pois nem sempre a cobrança de luvas significa valor real, mas neste caso, o incorporador reconhecia o valor estratégico do ponto).
A cliente estava focada em uma loja de 150m², mas meus olhos se fixaram na loja vizinha, de 300m².
O Insight que Ninguém Viu: A Lombada
A maioria dos consultores olharia apenas para o preço do aluguel e das luvas. Eu olhei para o fluxo e para o futuro.
- Visão de Mercado: A rua era de alto tráfego e as obras viárias da prefeitura já haviam começado, indicando que o local se tornaria um bolsão comercial importante.
- O Detalhe Crucial: Havia uma lombada (redutor de velocidade) bem na frente da loja de 300m². Isso forçaria todos os carros a diminuírem a velocidade, dando aos motoristas e passageiros tempo suficiente para olhar diretamente para a fachada do salão. Era publicidade gratuita e forçada.
A loja de 300m² era mais cara, mas era mais larga, o que permitia uma montagem mais eficiente e, o mais importante, daria ao salão a maior fachada do complexo.
O Poder de Negociação do Salão de Beleza
O maior obstáculo era o custo das luvas e do aluguel. Foi aí que entrou o meu conhecimento de mercado:

O Salão como Âncora: Salões de beleza são serviços-chave para qualquer centro comercial. Eles captam e retêm um público de qualidade e com alto poder de compra.
A Negociação: Usamos esse poder de barganha. Apresentamos uma proposta para manter as mesmas luvas da loja menor, e o aluguel foi apenas ligeiramente maior.
Resultado: A cliente conseguiu uma loja com o dobro do tamanho, a melhor fachada e o melhor ponto de visibilidade, sem dobrar o custo inicial.
O Resultado: Construindo um Ativo, Não Apenas um Negócio
O salão foi projetado para ser escalável. A estrutura básica foi montada, e a expansão (mobiliário, cadeiras, etc.) que estava projetada para 1 ano, aconteceu em apenas 4 ou 5 meses, devido ao sucesso imediato.
O ponto, que era a base de tudo, segurou o movimento e a equipe. Anos depois, a cliente pôde realizar um lucro significativo ao vender o salão.
Minha intervenção não foi sobre decoração; foi sobre análise imobiliária, negociação e visão de longo prazo. Eu não ajudei a montar um salão; eu ajudei a construir um ativo financeiro com potencial de revenda.
A solução Mastige – modelo de Salão
No caso, como era um bairro nobre de características próprias, foi indicado fazer um salão no modelo Mastige – Estratégia de inclusão aspiracional que oferece serviços de alto prestígio e imagem de luxo em um ponto de preço mais acessível à “massa qualificada” – tendo o grupo LVMH (Louis Vuitton, Dior, Moët Chandon) como o maior catalisador do modelo.
Foi investido em Layout e tecnologia, e o salão se tornou o único à época com todos os lavatórios premium e com massagem Shiatsu, muito bem negociados com a Maletti. Esta decisão estratégica transformou um serviço básico (lavagem) em uma experiência de spa completa, oferecida sem custo adicional, maximizando a percepção de valor e fidelizando a cliente com um luxo tangível e recorrente.
Você Está Analisando o Ponto Certo?
A diferença entre um salão que sobrevive e um que se torna um ativo de venda está na análise estratégica do ponto.
Se você está prestes a assinar um contrato de locação ou compra, você precisa de uma análise que vá além do “gostei da vizinhança”. Você precisa de um Arquiteto de Negócios para garantir que seu ponto seja um investimento, não um passivo.
Próximo Passo:
Invista em 90 minutos de clareza com a minha Sessão de Viabilidade.
Nesta sessão online e focada, vamos analisar seu ponto comercial (ou o que você tem em mente) e eu farei as perguntas que podem valer a segurança do seu investimento para garantir que sua decisão imobiliária seja a base do seu sucesso.
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