Você tem um Negócio ou Você é o Negócio ?
Rui Mendes
3 min read


Você tem um negócio ou você é um negócio?


Começamos este Blog com a pergunta que eu inicio todos os meus cursos
Se você é cabeleireiro ou dono de salão, seja ele pequeno ou grande, faça-se essa pergunta, pois ela lhe trará consciência:
EU TENHO UM NEGÓCIO, a partir do momento que ele pode evoluir e se manter sem que dependa exclusivamente de mim para operar.
EU SOU O NEGÓCIO, se o meu salão depende fundamentalmente de mim para funcionar. E não se preocupe se esta é sua situação, pois essa é a verdade da maioria dos salões, micro e pequenos empresários em todos os ramos.
3 - Serviços - agregar reconhecimento de valor;
Você já deve ter ouvido falar que precisa agregar valor ao seu serviço/produto, pois bem, eu resolvi descrever uma fórmula para isso:
Valor = Vantagem-Preço
Explicando: Se a vantagem que eu obtenho é maior que o valor pago , eu tenho o tal reconhecimento de valor.
Uma água comprada no supermercado, é mais barata que na padaria que por sua vez é mais barata que a beira da piscina de um hotel de luxo. Mas é sempre a mesma água.
Exemplo:
Se meu salão está localizado perto de empresas, existe uma grande chance de que o valor TEMPO seja o mais importante para o meu cliente. Sendo assim, oferecer escova+mão em 40/50 minutos é mais interessante para a cliente do que um cabeleireiro badalado.
Se a idéia de ter um negócio lhe parece tentadora, saiba que com planejamento, foco e muito trabalho é possível sim obter estes resultados. E o segredo está justamente em criar bases que estruturem o seu salão, seu negócio. Em minha experiência como consultor, percebo que empresas bem sucedidas são aquelas que sem exceção valorizam estas cinco chaves :
Clientes - conquistar e retê-los
Equipe - motivada e vendedora;
Serviços - agregar reconhecimento de valor
Lay-out - atrativo e gerador de confiança;
Gestão - foco em resultados.
1 - Clientes - como conquistar e retê-los;
É importante que tenhamos uma estratégia para buscar clientes (novos) , uma para retê-los e outra ainda para fazê-los gastar mais.
São estratégias que parecem similares, mas que usam técnicas diferentes:
Quando buscamos clientes novos, usamos técnicas e promovemos os serviços de fluxo como promoções de escovas, hidratações, etc.., por se tratarem de serviços que em geral causam pouca resistência a experimentação.


4 - Lay-out - atrativo e gerador de confiança;
A primeira impressão é a que fica. Sendo assim, o Lay-out, a iluminação e a organização do salão, são a embalagem do seu salão de beleza. Por isso é necessário mantê-lo limpo e organizado, pois ele diz muito de quem trabalha lá.
5 - Gestão - foco em resultados.
E não adianta fazer um esforço para organizar as 4 chaves anteriores e não olhar a sua gestão.
Acompanhar o Ticket Médio (o dado mais importante do salão), criar metas, cumpri-las, ter o controle financeiro de seu negócio e pessoal, são essenciais para que tenha um salão de beleza de sucesso.


2 - Equipe - motivada e vendedora;
A equipe é parte do negócio e devemos acompanhá-la. Por isso, planeje e comunique suas ações, apresente os resultados e lembre-se sempre de comemorar os sucessos com sua equipe.
Estes itens são tão relevantes que senti a necessidade de me aprofundar e desenvolvi o curso 5 chaves do sucesso .
Para obter mais informações e inscrição clique aqui até ao próximo artigo